Marketing Emocional

Os profissionais de marketing ainda não descobriram como aproveitar e prolongar o momento de satisfação da compra, a mais importante emoção do consumidor.

Este sentimento pode ser considerado como uma onda do mar.

Tem um tempo de duração, ou seja, começo, meio e fim. Ele precisa ser entendido para poder ser gerenciado, isto é, prolongado.

Quando uma pessoa compra um vestido, sapato, automóvel ou apartamento, tem sempre um prazer e como numa onda, propaga sua satisfação.

Sempre comentará com conhecidos a sua aquisição ou ganhos.

Quem de nós não foi dar uma voltinha com o carro novo do papai ou da mamãe, no dia da compra?

Na sequência, não falamos sobre essa compra com nossos colegas? Que, por sua vez, contaram aos seus pais?

Se pensarmos, mais detalhadamente, vamos verificar que isso é o equivalente a uma recomendação expressa. E como tal, tem algum tipo de valor.

Sabemos que com o passar do tempo, essa onda de emoção desaparece.

Portanto, a nossa estratégia é aumentar a duração desse sentimento de satisfação, isto é, dessa necessidade que estamos chamando de "emoção da compra", estruturando um mecanismo de propagação e multiplicação.

Essa ação é diferente da realizada em marketing, que é chamada de "fidelização".  É realiza por muitas lojas e que pode ser melhorada, cada vez mais.


Com o advento da internet, criou-se uma forma de recompensa que está crescendo exponencialmente.  Essa solução é a do "desconto ou cupons".

Dentro deste novo contexto de Marketing Emocional é possível detectar, na internet, as empresas que trabalham com sistema, também, chamando de "compra coletiva".

É a oferta de cupons, equivalentes a descontos ou premiações, em dias e horários de interesse da empresa, as quais têm tido um crescimento considerável, como a Groupon, Peixeurbano e muitas outras.

Além disso, já existem empresas que pagam até pela indicação de candidatos a empregos..



O exemplo a seguir, extraído do livro "Valor Emocional", de Barlow e Maul, é muito interessante e explica este estado emocional que precisa estar acoplado à pele dos colaboradores da empresa.

... Uma senhora, em uma viagem internacional, roubada (dinheiro e passaporte) passou muita dificuldade até conseguir embarcar de volta para casa, num vôo do United Airlines. A aeromoça, percebendo o estado emocional daquela passageira, ao conversar com ela, disse: Espere um momento. Vou ver o que posso fazer.

Agora antes de continuar reflita, por favor, um momento. 


... O que você faria no lugar da aeromoça ? Dava um chazinho ? Passaria a mão na cabeça da passageira e diria: O pior já passou, em breve a senhora estará de volta com a sua família.

... A aeromoça, em seguida, voltou e convidou a senhora para mudar de lugar. 


... Mudar para um assento na 1a. classe, que estava vazio, cujo preço era o dobro do que ela tinha pago.

Assim, não seria de se surpreender que esta senhora, cantasse em prosa e verso o serviço recebido da United Airlines, através da aeromoça, para os 4 cantos do mundo! 

Quanto custou este gesto


Quais os benefícios que trouxe? Seria possível, antes do ocorrido, colocar a atenção dada pela aeromoça em um manual de instruções ou num script de marketing?